top of page
Design sem nome (2).png

Por que um fundo para desenvolver esse perfil de organizações?

As organizações da sociedade civil desempenham um papel importante na conquista de garantia de direitos e justiça social no Brasil. No entanto, em geral, são institucionalmente frágeis por diversos motivos. Recursos para seu desenvolvimento institucional são escassos. Doar para o fortalecimento institucional ainda é um TABU na cultura filantrópica brasileira.

Design sem nome (4).png

O CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES PERIFÉRICAS NO BRASIL

Design sem nome (5).png

A pesquisa aponta que os recursos financeiros gerenciados no período de um ano, somados os que não obtiveram recursos com os que tiveram o menor valor, temos uma realidade de 46%, quase a metade das iniciativas pesquisadas, operando com um orçamento de até 5 mil reais.

Design sem nome (7).png

 O que entendemos por organizações de periferias?

As periferias são territórios localizados em áreas urbanas e rurais marcadas por desigualdades socioeconômicas e violações de diversos direitos e acessos. Elas são chamadas de maneiras diferentes em várias regiões do Brasil, refletindo as nuances linguísticas e culturais do país. Favelas, periferia, bairros populares, comunidades, vilas são alguns dos termos usados pelo país. Mas uma grande marca do que chamamos periferias é a escassez de recursos filantrópicos e sociais privados.

Favelas_edited.jpg

Dada a dificuldade de se encontrar um termo único dentro do contexto social, ambiental e nacional e levando em conta que, para nós, a definição de periférica não se resume a uma região geográfica, mas sim, compreende organizações que estão na periferia do roteiro padrão de doações.

Iniciativa PIPA e Instituto ACP

Diante deste contexto desafiador, o Instituto ACP e a Iniciativa PIPA uniram forças para lançar o Fundo POP.
Essa parceria estratégica busca ampliar o impacto das organizações de base comunitária que operam nos mais diversos territórios do Brasil, reconhecendo e potencializando seu papel fundamental na transformação social do país e aprender sobre o que significa apoiar o desenvolvimento institucional deste tipo de organziação e caminhos para fazer isso.

VALORES DO FUNDO POP

APRENDIZADO

ACESSO

DESBUROCRATIZAÇÃO

VALORIZAÇÃO

CONFIANÇA

PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO DO FUNDO 

POR QUE APOIAR O FUNDO?  

1. 

Investir no desenvolvimento institucional de organizações periféricas emerge como uma necessidade e uma oportunidade nesse contexto.

2. 

Essas organizações possuem um conhecimento profundo das necessidades locais e são capazes de implementar soluções altamente pertinentes, relevantes e de impacto.

3. 

A diversidade de perspectivas oferecida por essas organizações enriquece o diálogo, tanto a nível nacional quanto global, sobre questões sociais e políticas.

bottom of page