A nossa estratégia de apoio indireto inclui iniciativas que contribuem com o fortalecimento da sociedade civil de forma coletiva, que tenham assim incidência no conjunto de organizações que formam a sociedade civil organizada no Brasil. Dessa forma, essa linha de apoio inclui ações de advocacy, eventos formativos, fomento de ação em rede e articulação, iniciativas de capacitação, de promoção do grantmaking no Brasil, de fortalecimento do reconhecimento da importância das OSCs ou ONGs - como são mais popularmente mais conhecidas - para a sociedade de forma ampla, a realização de pesquisas sobre temas relacionados à atuação da OSCs, entre outros.

 

Conheça as iniciativas apoiadas:

01.png

11º Congresso GIFE - Fronteiras da Ação Coletiva

O 11º Congresso GIFE buscou iluminar e renovar as contribuições possíveis da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil brasileira. 

A proposta do evento, que nesta edição foi um trilho, foi apontar e impulsionar a vitalidade de um espaço de cidadania em expansão e diversificação contínua no país e seu valor para a renovação dos horizontes comuns. Para isso, em seu percurso, combinou visões e experiências para atualizar as pautas que nos desafiam e somar aprendizados para ir além delas.

Acesse a publicação Horizontes e Prioridades para a Filantropia e Investimento Social no Brasil, elaborada a partir dos conteúdos do 11º Congresso GIFE.

O Instituto ACP foi um dos apoiadores desta edição do Congresso GIFE.

estudo.png

Estudo Impacto da COVID-19 nas OSCs brasileiras: da resposta imediata à resiliência

Mais de R$ 6 bilhões foram doados por empresas e indivíduos ao longo do primeiro semestre de 2020 para enfrentar os efeitos da pandemia no Brasil, de acordo com o Monitor das Doações COVID-19, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Diversas organizações da sociedade civil (OSCs), movimentos, coletivos e grupos foram/ estão sendo fundamentais para conectar os recursos emergenciais às populações mais vulneráveis, demonstrando sua capilaridade e eficiência para fazer chegar a ajuda a quem realmente precisa. A grande maioria das OSCs, porém, já fragilizada por sucessivas crises econômicas, corre sério risco de sair ainda mais fraca da crise. A demanda para o importante trabalho das OSCs deve aumentar após a pandemia, mas não sabemos se elas terão recursos para manter suas equipes e sua estrutura fixa para enfrentar os efeitos nocivos posteriores à crise. Para entender melhor esse cenário e os impactos da COVID-19 nas OSCs brasileiras, 1.760 representantes de organizações de todas as regiões do país participaram deste estudo.

 

O Instituto ACP foi um dos apoiadores da pesquisa.

abcr.png

Festival ABCR 2021

Em sua décima terceira edição, o Festival ABCR é a maior conferência de captação de recursos da América Latina, e uma das maiores do mundo.

Com o tema Conexões para mudar o mundo, o Festival ABCR 2021 foi realizado em três dias, de 28 a 30 de junho, exclusivamente ONLINE!

 

O Festival ABCR é divulgado para organizações da sociedade civil de todo o Brasil e reuniu mais de 650 participantes em 2021.

O Instituto ACP foi um dos apoiadores desta edição do Festival da ABCR.
 

logo-grantlab.png

Grantlab

 

Promover a prática de grantmaking no Brasil a partir da ampliação de conhecimentos sobre o tema no universo do investimento social privado (ISP) brasileiro é o principal objetivo da plataforma GrantLab, lançada em junho de 2020  pelo GIFE.

A missão do GrantLab é apoiar o desenvolvimento de um investimento social privado brasileiro mais doador, numa ação em conjunto com a RT de Grantmaking, contribuindo para o fortalecimento da sociedade civil, de instituições e espaços de interesse público e do tecido democrático no país.

 

O Instituto ACP realizou um apoio para o desenvolvimento de novos conteúdos para a plataforma em 2021.

movimento.png

Movimento por uma Cultura de Doação
 

O Movimento por uma Cultura de Doação nasceu para inspirar e mobilizar pessoas e organizações no propósito de enraizar a doação como parte de nossa cultura.

 

Acreditamos que, para que nosso país consiga desenvolver plenamente seus potenciais, precisamos trabalhar juntos, cultivando a doação e o engajamento de toda a sociedade em causas e projetos de transformação social e ambiental geridos e executados por organizações da sociedade civil. Elas têm um papel fundamental na gestão e execução de iniciativas de interesse coletivo e necessitam fortalecer-se institucional para ampliar sua contribuição para a sociedade.

 

Conheça as 5 diretrizes elaboradas pelo Movimento para ampliar e fortalecer a cultura de doação no Brasil.

 

O Instituto ACP apoiou o desenvolvimento do MCD em 2020 e 2021.

Publicacoes-22.jpg

Pesquisa doação Brasil 2020/2021

 

Os resultados da segunda edição da Pesquisa Doação Brasil, coordenada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social -  e realizada pelo instituto de pesquisas Ipsos, revelam o impacto da longa crise econômica e da pandemia sobre a doação dos brasileiros. Ao comparar os dados de 2015 com os de 2020, vemos que a doação encolheu no Brasil, em todas as suas formas, desde a doação em dinheiro, até a doação de bens e de tempo (trabalho voluntário).

 

O Instituto ACP foi um dos apoiadores desta segunda edição da pesquisa.

RT de Grantmaking do GIFE

A Rede temática (RT) de Grantmaking, lançada em 2018 no 10º Congresso GIFE, foi criada para ser um espaço de aprendizado e troca de experiências com o intuito de fomentar, qualificar e ampliar a prática do grantmaking no Brasil.

Essa RT surgiu para focar em questões mais práticas sobre os modos de fazer grantmaking e para discutir, portanto, maneiras de apoiar as organizações da sociedade civil considerando os recursos disponíveis. Isso perpassa pelo tema da cultura de doação, mas, para além de dizer que temos que ser mais doadores, entendemos que o foco principal desta rede é sobre como podemos fazer mais grantmaking – e melhor -, e sobre como superar as barreiras que dificultam um investimento social privado mais doador.

 

Em 2020, o Instituto ACP apoiou a realização de um planejamento estratégico para a RT que foi finalizado em 2021 e agora começa a ser implementado.

sociedade.png

Sociedade Viva

A iniciativa SociedadeViva foi criada para reconhecer e valorizar as múltiplas ações na sociedade brasileira que estão fazendo frente aos nossos desafios comuns. Coletivos, movimentos, ONGs, organizações religiosas, fundações, associações, institutos, empresas, universidades, centros de pesquisa. Uma diversidade imensa de modos coletivos de ação, que juntos são a resposta da sociedade civil organizada brasileira para contribuir com o desenvolvimento do Brasil em suas várias frentes.

O Instituto ACP apoio a criação da iniciativa, ainda no âmbito das ações de resposta emergencial produzidas pela sociedade civil e segue com o apoio em 2021 para a ampliação da iniciativa para todas as agendas de atuação da sociedade civil organizada.