top of page

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Comunidade De Aprendizagem IACP

Com o objetivo de promover o desenvolvimento organizacional e reconhecendo a importância da troca de conhecimento, o Instituto ACP estabeleceu em 2020 uma Comunidade de Aprendizagem. Essa iniciativa tornou-se um espaço de apoio mútuo entre as organizações parceiras e um ambiente para compartilhar informações e experiências entre os profissionais das OSCs apoiadas.

Acreditamos que a troca de conhecimento entre pares e o desenvolvimento das pessoas é fundamental para impulsionar o progresso e aprimorar as práticas das organizações da sociedade civil.

O espaço é construído com base no princípio da cooperação e da colaboração, onde cada participante tem a oportunidade de contribuir e aprender com os demais.

Essa troca permite que aprendam uns com os outros, identifiquem soluções inovadoras, enfrentem desafios comuns e adotem melhores práticas de gestão e governança.

Além disso, a Comunidade de Aprendizagem também se torna um local de networking e construção de parcerias.

Participam da Comunidade de Aprendizagem mais de 17 organizações e mais de 60 profissionais de gestão e desenvolvimento institucional

Podcast "O Que Será De Nós?"

O podcast "O que será de nós?" traz temas do cotidiano e bastidores das organizações da sociedade civil (também conhecidas como ONGs). Dores e delícias da vida institucional que, nós, profissionais deste campo, compartilhamos e que queremos tornar mais visíveis conscientes, para que possamos nos fortalecer e, juntos, pensar em como lidar com elas.


Uma realização da Comunidade de Aprendizagem do Instituto ACP em parceria com a Plataforma Conjunta (www.conjunta.org) financiada pelo Instituto ACP.

Acesse nas plataformas: 

Spotify
Amazon
Deezer
iHeartRadio
Spreaker

Cuidar De Quem Cuida Do Coletivo

 

Desafios, provocações e caminhos para a gestão e o desenvolvimento de pessoas que atuam em organizações da sociedade civil

 

A pesquisa, fonte principal desta publicação, tinha como horizonte possíveis formatos, sentidos e viabilidade de criação de uma iniciativa focada na produção de conhecimento, capacitação e prestação de serviços relacionados à gestão de pessoas em organizações cujo foco principal é endereçar desafios sociais e/ou ambientais coletivos.

Para tanto, buscou-se entender a realidade e as necessidades dessas organizações e das pessoas que nelas trabalham. Além disso, a investigação identificou demandas e desafios de implementação e estrutura que tais organizações possuem em seis dimensões, relacionados aos processos de gestão de pessoas: Atração; Diversidade e inclusão; Cultura; Estrutura organizacional; Treinamento; Remuneração e benefícios. Como complemento dos esforços iniciais, a pesquisa também contou com dados secundários e com a realização de três entrevistas com especialistas no assunto.

Acesse aqui

Coleção Guias de Gestão de Pessoas no 3º Setor

Módulo 1, 2, 3 e 4

Esta série de guias sobre gestão de pessoas no 3o setor foi elaborada em parceria com o IDIS para disponibilizar um conteúdo produzido especialmente para gestores de organizações da sociedade civil que querem se aprofundar ou precisam de apoio para pensar a gestão do principal ativo do setor: as pessoas. De forma simples e objetiva, o Guia é formado por 4 módulos que trazem um passo-a-passo para quem precisa saber mais. 

No 1º módulo da série aprenda como formar uma boa equipe considerando todos os pontos chaves para o sucesso: recrutamento, seleção, contratação, diversidade e inclusão.

Acesse aqui

modulo2.png

No 2º módulo saiba como manter uma boa equipe, com dicas sobre programas de acolhimento, gestão de desempenho e salários & benefícios.

Acesse aqui

modulo3.png

No 3º módulo entenda mais sobre desempenho organizacional, organogramas, governança e gestão de voluntariado.

Acesse aqui

modulo4.png

No 4º módulo aprofunde-se em temas como clima organizacional, cultura, valores e comunicação interna.

Acesse aqui

 

bottom of page