.png)
Por que um fundo para desenvolver esse perfil de organizações?
As organizações da sociedade civil desempenham um papel importante na conquista de garantia de direitos e justiça social no Brasil. No entanto, em geral, são institucionalmente frágeis por diversos motivos. Recursos para seu desenvolvimento institucional são escassos. Doar para o fortalecimento institucional ainda é um TABU na cultura filantrópica brasileira.
.png)
Iniciativa PIPA e Instituto ACP
Diante deste contexto desafiador, o Instituto ACP e a Iniciativa PIPA uniram forças para lançar o Fundo POP.
Essa parceria estratégica busca ampliar o impacto das organizações de base comunitária que operam nos mais diversos territórios do Brasil, reconhecendo e potencializando seu papel fundamental na transformação social do país e aprender sobre o que significa apoiar o desenvolvimento institucional deste tipo de organziação e caminhos para fazer isso.
Iniciativa PIPA
A Iniciativa PIPA é uma organização fundada por jovens de áreas periféricas. Seu objetivo é democratizar o acesso ao investimento social privado no Brasil, tornando os recursos filantrópicos e privados acessíveis às organizações das periferias, com equidade de raça, gênero e classe.

Instituto ACP
O Instituto ACP é uma organização filantrópica fundada por uma família empreendedora. Seu objetivo é fortalecer as organizações da sociedade civil no Brasil para impulsionar o desenvolvimento do país, realizando doações para melhorar seu desenvolvimento institucional.
CO-INVESTIDORES





Organizações apoiadas 2025-2027

Coletivo Emana
Nascida em 2017 (há 8 anos), a Coletiva emana é um grupo de mulheres multietário, em sua maioria negras e LGBTs, moradoras de Sapopemba e São Mateus, periferia da zona leste da cidade de São Paulo que produz arte, pesquisa e formação política com e para mulheres de nosso território, tendo como base os feminismo interseccional, negro e comunitário. Nossas ações tem como objetivo, reconstruir os sonhos de mulheres faveladas, traçando estratégias coletivas para que essas conheçam e se apropriem de seus direitos se juntando a luta pelo fim da violência de gênero. Desde 2023 temos um espaço da coletiva chamado Casa Emana, onde nossas atividades e acolhida de mulheres acontecem.

Coletivo Mirí
Informações da organização em breve

Fluência Casa Hip Hop
A Fluência Casa Hip Hop nasceu da paixão e dedicação do coordenador Geovani, que, ao longo dos anos, fomentou a Cultura Hip Hop na Zona Norte de Caxias do Sul através de seu trabalho como educador social. Em 2019, sua visão encontrou eco quando, junto a três mulheres de áreas distintas, fundou a Fluência Casa Hip Hop no bairro Santa Fé. Desde sua inauguração, nossa missão tem sido clara: promover a Cultura Hip Hop como uma ferramenta poderosa para a formação artística e o desenvolvimento comunitário. Em 2021, fomos reconhecidos como Ponto de Cultura, e, em 2023, como instituição de utilidade pública municipal, marcando um reconhecimento formal do impacto positivo que temos gerado.

Grupo de Mulheres Negras Malunga
A missão do Grupo Malunga é contribuir para a construção de uma sociedade fundada em valores de justiça, equidade racial, pautada, primordialmente, na inclusão social das mulheres negras. Construímos o nosso projeto político que pautam as nossas ações, objetivando sempre a transformação das mulheres negras em sujeitos políticos engajados/as. Durante a nossa trajetória buscamos atuar em prol, prioritariamente, na valorização das mulheres negras quilombolas, de terreiro, pobres, trans, lésbicas com pouca (ou nenhuma) escolarização.

IMUNE-MT - Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso
O Instituto de Mulheres Negras - IMUNE - é uma organização social sem fins lucrativos, apartidária, liderada por mulheres negras com experiência de luta contra o racismo, mobilização social e participação política. Com vinte e dois anos de trajetória, O IMUNE MT tem como missão empoderar mulheres negras individual e coletivamente para lutar contra o racismo e as desigualdades de raça e gênero em prol dos direitos humanos da população negra. Enfatizando a luta pelo bem viver.

Instituto Pau Brasil
O Instituto Pau Brasil tem 19 anos de existencia, no entanto o atual quadro da diretoria tem 2 anos de atuação e foi necessario uma remodelação da sua atuação, dos serviços prestados, principalmente os trabalhos focados em crianças e adolescente levando em consideração o nivel de letalidade ocorrida dentro do Suburbio ferroviario e que tem como alvo principal jovens negros e perifericos mudndo sua realidade social atraves dass oficinas de audiovisual, percussão, agroecologia, formação politica, redução de danos e atendimento psicosocial. hoje a Instituição esta regularizada e formalizada com recurso do proprio quadro de diretores que sao mulheres negras.

Instituto Periférico Waldir Onofre
O Instituto Periférico Waldir Onofre é a junção de diversos projetos que atuam em áreas periféricas do Rio de Janeiro, com o intuito de promover a equidade, sustentabilidade e pesquisa em regiões com grande índice de vulnerabilidade social. Em 2023, percebemos que as nossas ações precisavam ser ampliadas. Nascemos no ápice do movimento estudantil em 2016 como Coletivo Negro Waldir Onofre e agora queremos alinhar a teoria com a prática, crescendo cada vez mais em outros territórios da cidade do Rio de Janeiro, dialogando com o poder público e o setor privado para garantir melhorias e políticas públicas para as regiões periféricas. No momento, queremos alternativas para a escassez, alinhando os eixos: Cultura, Educação, Segurança Alimentar e Geração Cidadã Dados. Buscamos interagir diretamente com as pautas populares em direção às melhorias e propostas que estejam alinhadas com as “maiorias” sem direitos.

Movimento Atitude Afro Pará
O Movimento Atitude Afro Pará, nasceu a partir de um momento delicado de enfrentamento à violência letal contra sacerdotes de Matriz Africana no Pará, hoje o Movimento avança em 76 dos 144 municípios do estado do Pará, com a missão de formar novos quadros na luta contra o Racismo sofrido pelas tradições de matriz africana e povos de terreiro, e visa também ocupar espaços em outros debates como justiça climática, educação antirracista, empregabilidade da juventude negra e periférica dentre tantas pautas que nos atravessam cotidianamente. Seguimos conquistando mentes e corações em busca da cidadania dos Povos de Matriz Africana no Pará.

MUNTU Artes Negras
Informações da organização em breve

Salve Beberibe
A Salve Beberibe é um coletivo socioambiental criado para proteger o rio Beberibe e seus afluentes, atuando com foco na educação ambiental, na mobilização comunitária e na luta contra o racismo ambiental. Por meio de ações práticas, como mutirões de limpeza, rodas de diálogo e intervenções culturais, o coletivo busca sensibilizar a população e pressionar o poder público por justiça hídrica e territorial.