




A Redes da Maré é uma instituição da sociedade civil que produz conhecimento, elabora projetos e ações para garantir políticas públicas efetivas que melhorem a vida dos 140 mil moradores do conjunto de 16 favelas da Maré. A criação da Redes de Desenvolvimento da Maré, instituição da sociedade civil, há mais de duas décadas, é resultado de um longo processo de implicação dos seus fundadores com o movimento comunitário no conjunto de favelas da Maré e, também, na cidade do Rio de Janeiro.
O apoio do IACP irá oportunizar a sistematização e à publicização da metodologia
desenvolvida pela Redes da Maré, uma tecnologia social de fortalecimento comunitário desenvolvida baseada nas décadas de atuação do coletivo.
O plano de fortalecimento institucional envolve a consolidação dos distintos setores estratégicos e governança e, ainda, a consolidação do Fundo Comunitário da Maré.
Cuidar do legado do trabalho que a Redes da Maré construiu ao longo de seu percurso histórico é essencial para que mudanças estruturais aconteçam nas 16 favelas da Maré.
Dessa forma ampliam-se as condições e os caminhos que levem a formação de novas lideranças que sejam comprometidas em dar continuidade ao que foi erguido até o momento.
redesdamare.org.br




ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PROJETO GURI
A Amigos do Guri tem como propósito promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano das gerações em formação.
Dentre os diversos projetos geridos pela organização destaca-se o Projeto Guri, que oferece aulas gratuitas de música para cerca de 50.000 alunos por ano, em 355 polos de ensino localizados em 279 municípios do Estado de São Paulo. O Projeto Guri é o maior programa sociocultural do Brasil.
O apoio do Instituto ACP para a Amigos do Guri em 2019 ajudará a viabilizar um dos objetivos estabelecidos no plano estratégico do período 2018-2021: consolidar a organização como referência nacional na oferta de tecnologias sociais de desenvolvimento humano pela prática coletiva de música.
Para isso a organização está empreendendo um reposicionamento de marca e a prospecção ativa de novos territórios de atuação em todo país.

