IACP_rgb_negLow.png

© Instituto ACP, 2019. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Oz estratégia+design

CONHEÇA ABAIXO OS PROJETOS QUE APOIAMOS

 

A Vaga Lume é uma organização social que, desde 2001, desenvolve projetos de educação e cultura em mais de 90 comunidades de 22 municípios da Amazônia Legal brasileira. A organização trabalha com o propósito de empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da mediação de leitura e gestão de bibliotecas comunitárias como espaços para compartilhar saberes.

 

Assim, a partir dessa missão, a Vaga Lume desenvolveu e aprimorou uma metodologia de cinco principais estratégias, todas complementares e interdependentes: (1) doação de estrutura necessária para bibliotecas comunitárias (livros, estantes e esteiras); (2) formação de voluntários das comunidades rurais (principalmente professores, famílias e jovens) como mediadores de leitura e multiplicadores da metodologia; (3) incentivo à gestão comunitária, que se reverte no engajamento com a manutenção e funcionamento das bibliotecas, na organização de assembleias para debate sobre temáticas de interesse público, como educação e cidadania, entre outros; (4) busca pela valorização da cultura local por meio de rodas de histórias e da realização de oficinas para produção de livros artesanais; e (5) realização do intercâmbio cultural entre as comunidades rurais da Amazônia e cidades do Sudeste, e entre as próprias bibliotecas comunitárias contempladas pela Vaga Lume.

O apoio do Instituto ACP para a Vagalume será para a implementação do novo modelo de expansão territorial deles, para potencializar a captação com pessoas físicas com ampliação da visibilidade da ONG e também para o aprimoramento dos processos de gestão de pessoas da organização.

https://vagalume.org.br

 

 

1/6

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PROJETO GURI

A Amigos do Guri tem como propósito promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano das gerações em formação.

 

Dentre os diversos projetos geridos pela organização destaca-se o Projeto Guri, que oferece aulas gratuitas de música para cerca de 50.000 alunos por ano, em 355 polos de ensino localizados em 279 municípios do Estado de São Paulo. O Projeto Guri é o maior programa sociocultural do Brasil.


O apoio do Instituto ACP para a Amigos do Guri em 2019 ajudará a viabilizar um dos objetivos estabelecidos no plano estratégico do período 2018-2021: consolidar a organização como referência nacional na oferta de tecnologias sociais de desenvolvimento humano pela prática coletiva de música.

 

Para isso a organização está empreendendo um reposicionamento de marca e a prospecção ativa de novos territórios de atuação em todo país.

http://www.projetoguri.org.br/